NOTÍCIA

OAB Niterói comparece ao evento realizado pela Diretoria de Igualdade Racial da Seccional RJ, sobre o colorismo

A OAB Niterói, presidida por Pedro Gomes, esteve presente no debate sobre colorismo realizado pela Diretoria de Igualdade Racial da OAB-RJ no dia 31 de maio. A 16ª Subseção foi representada pela Comissão de Igualdade Racial, por meio da presidente Jaqueline Cristina dos Santos e do vice-presidente Luiz Henrique Júnior.

Compuseram a mesa: Gabriel de Oliveira Silva, palestrante; Fábio Nogueira, procurador geral da OAB/RJ; Ana Tereza Basílio, vice-presidente da OAB/RJ; Ivone Caetano, diretora da Igualdade Racial da OAB/RJ; Genilton Castilho, advogado; Ângela Kimbangu, corregedora do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) OAB/RJ; Claudia Vitalino e Rejane Nascimento, advogadas; Liliana Graciano, presidente da CIR Nilópolis; Denise Signorelli, defensora pública; e Maria Aglaé, juíza substituta.

“O tom da pele não deve conduzir o direito sobre as nossas oportunidades. O colorismo é uma prática racista que visa separar o povo negro”, declarou Jaqueline Cristina dos Santos, sendo complementada por Luiz Henrique Júnior:

“Infelizmente o colorismo é um instrumento da manutenção do racismo, já que cria-se uma discussão desnecessária de segregação dentro da nossa própria etnia, o que deve ser rechaçado categoricamente. Negros e negras são o que são e ponto final. Vamos lutar juntos contra o pensamento racista e focar na reparação de nosso povo.”

#advogado #advocacia #oabrj#oabniteroi #esaniteroi #cfoab #caarj