gabinete.nit@oabrj.org.br

Sede Amaral Peixoto:

(21) 3716–8900

Casa da Advocacia – Região Oceânica:

(21) 2391-7225

Prerrogativas:

(21) 99680-4331

NOTÍCIA

OAB Niterói acompanha visita técnica de autoridade municipal ao Quilombo do Grotão

OAB Niterói, presidida por Pedro Gomes, realizou visita técnica ao Quilombo do Grotão na última quarta-feira, dia 4, em apoio institucional à Secretaria Municipal de Igualdade Racial (Supir). O quilombo fica na Rua Maria Luiza Gomes da Costa, Engenho do Mato, e a visita foi feita por meio da Comissão de Igualdade Racial, presidida por Jaqueline Cristina da Silva Santos, e da Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil, presidida por Luiz Henrique de Oliveira Júnior.

A Supir, vinculada à Secretaria Municipal de Direitos Humanos de Niterói (SMDH), é dirigida por Glória Maria Anselmo de Souza, que recebeu demanda do 6º Núcleo Regional de Tutela Coletiva da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro. O trabalho consistiu em identificar as necessidades da comunidade tradicional quilombola, tomando como base o relatório técnico n° 03/2022 emitido pela Defensoria Pública.

Mediante a visita “in loco” e entrevista com o administrador José Renato Gomes da Costa, neto do fundador Manoel Bombim e presidente da Associação da Comunidade Tradicional do Engenho do Mato (Acotem), foi possível diagnosticar as demandas mais relevantes e urgentes do quilombo, como melhoria dos acessos para moradores e turistas;

melhorias no fornecimento de energia elétrica; colocação de placa de identificação da comunidade na qualidade de roteiro turístico e cultural; formas de autossustentabilidade; estudos para implantação de biodigestores, além de auxílio na interlocução do Quilombo do Grotão com a administração pública.

Glória Anselmo estava acompanhada dos colaboradores Daiseluci de Salles Carvalho Barbosa e Lourenço Sertã de Almeida. A OAB Niterói colocou-se à disposição para auxiliar a Subsecretaria de Igualdade Racial.


#advogado #advocacia #oabrj #oabniteroi # esaniteroi #cfoab #caarj