NOTÍCIA

Feliz Páscoa! Seguindo todas as normas de segurança

Estamos celebrando hoje a festa religiosa mais importante para os cristãos, a Páscoa, que marca a ressurreição de Jesus Cristo. A data é móvel no calendário: sempre no primeiro domingo após a lua cheia depois do equinócio do outono no hemisfério sul.

Uma vez que o Ocidente é majoritariamente cristão, em especial o Brasil, essa é uma festa que agrega as pessoas nas igrejas e em reuniões familiares. No ano passado, porém, a pandemia mundial de Covid-19 reduziu as confraternizações, muitas das quais exigem deslocamentos e viagens, e até a ida às igrejas. Chegou-se a dizer "Ano que vem voltaremos a comemorar com segurança!". Mas não foi o que aconteceu.

Novamente, este ano, a Páscoa está precisando ser celebrada pelas pessoas mais religiosas em casa, por meio de transmissões na TV. E as reuniões de família estão sendo controladas conforme a quantidade de pessoas no ambiente, com conselho dos epidemiologistas de que apenas se encontrem aqueles que residam na mesma moradia. Não há modo seguro de se evitar o contágio que não o distanciamento social e uso de máscara.

A se destacar que a Páscoa cristã é de origem judaica – em hebraico, "Pessach" (passagem), festa que relembra a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito há cerca de 3.500 anos. Os praticantes do judaísmo seguem um calendário próprio, mas a data costuma coincidir com a Páscoa cristã, tendo ocorrido nos dias 27 e 28 de março passado.

O momento, então, é de refazermos os votos: Ano que vem voltaremos a comemorar com segurança! E esperar que em 2022 isso enfim se realize…Por ora, Feliz Páscoa! Seguindo todas as normas de segurança, como temos feito na OAB Niterói.

#advogado #advocacia #oabrj #oabniteroi # esaniteroi #cfoab #caarj