NOTÍCIA
No último domingo, 20 de junho, foi celebrado o Dia Mundial do Refugiado com a temática: “Juntos podemos fazer a diferença”. Vamos voltar nosso olhar aos refugiados. A estes que saem, muitas vezes, de seus países de origem deixando suas famílias para trás ou que também tentaram seus destinos em outros locais. De início, encontram as rotas perigosas. Após, o preconceito racial, cultural, religioso e a falta de ajuda humanitária, sem qualquer meio para que sejam inseridos na sociedade. Lembrando de imediato a dificuldade no próprio idioma e cultura.
Trabalhar preconceitos é tarefa árdua. Temos a Lei 13.445/2017 originada pela PL 2516, mas ainda há muito o que realizar para combater a intolerância. Campanhas de educação cultural, palestras, atividades escolares ou aulas de cidadania podem contribuir para perceber a riqueza na diversidade do outro e sensibilizar a sociedade, para colaborar na tentativa de fazer crescer uma comunidade inclusiva, com mais amor ao próximo.
Nos deparamos com imagens de náufragos, incluindo crianças que têm seus corpos lançados na praia e que nos comovem profundamente. Mas a tristeza daquela realidade nos impacta por algum tempo e logo depois tudo passa.
Vamos finalizar com a frase do Papa Francisco no Iraque, que é uma mensagem de amor para o indivíduo de qualquer crença: “Temos que derrubar muros e construir pontes”. Não poderíamos deixar de destacar esta data, para maior conscientização social e também abraçar mais esta causa.
Patrícia Prins (Presidente da Comissão de Diversidade e Inclusão OAB Niterói).
#advogado #advocacia #oabrj #oabniteroi # cnj #cfoab #amb # tj