NOTÍCIA
A Coordenadoria de Política e Direitos da Mulher (Codim) da Prefeitura de Niterói realizou, nesta quinta-feira (17), a entrega do Prêmio Inês Etienne Romeu, que homenageia mulheres que se destacaram em suas atividades em diferentes áreas. Entre as homenageadas estão as advogadas representantes da OAB Niterói: Cintia de Faria Asevedo, presidente da Comissão de Direito Penal e Processo Penal; e Helga Lise Mansur, da OAB Mulher. Eliana Barboza, presidente da Comissão de Assistência às Vítimas de Violência Doméstica, compôs a mesa do evento.
A sexta edição do evento teve tributo para a ativista do feminismo negro Neuza Santos, que morreu em decorrência da Covid-19. Devido às restrições sanitárias da pandemia da Covid-19, a solenidade teve número limitado de convidados e foi transmitida ao vivo pelo Instagram @mulheresniteroi.
A coordenadora da Codim, Fernanda Sixel, ressaltou a importância do prêmio e de cada mulher na ação de mudança cultural da sociedade. A primeira-dama de Niterói, Christa Grael, esteve na solenidade e parabenizou as homenageadas.
Conselheira Municipal de Política para Mulheres e coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), Ana Lúcia Fernandes, reforçou que as homenageadas têm como missão continuar a luta pelos direitos das mulheres.
A premiação é anual, mas como em 2020 o evento foi adiado por causa da pandemia de Covid-19, a edição deste ano homenageou as mulheres selecionadas no ano passado. Foram escolhidas: Cintia de Faria Asevedo, advogada criminalista, presidente da Comissão de Direito Penal e Processo Penal OAB Niterói; Helga Lise Mansur, presidente da Comissão OAB Mulher Niterói; Erivânia Barbosa dos Santos, coordenadora do projeto Raabe em Niterói; Ana Cristina dos Santos Duarte, coordenadora e produtora cultural do Espaço Cultural Negras Potentes de Niterói; Iris Maria da Costa Amâncio, professora de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa na UFF; Tânia Maria da Silva Melo, diretora do departamento feminino do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários; Laura Vasconcelos Rodrigues da Silva, enfermeira; Maria de Fatima Lima, líder e uma das fundadoras do Mulheres Artesãs do Preventório (MAP), Tânia Maria Malamace Monatte Silva, advogada pró-abono em defesa dos direitos das mulheres e das minorias, líder comunitária no Engenho do Mato e conselheira de políticas públicas para mulheres.
#advogado #advocacia #oabrj #oabniteroi # esaniteroi #cfoab #caarj